quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Neptuno


Concordo com o estacionamento público criado em S.João inserido no conjunto do Mercado do Gado e dando continuidade a uma correcta politica de localização de parqueamento nos limites do centro histórico.
O
muro que delimitava a rua que interligava a rua do Arrabalde à capela de S.João desapareceu. Por serem construções frágeis, o sistemas murados são ainda hoje subestimados como património a valorizar. No entanto é um elemento tão presente e dominador na paisagem urbana e rural do Minho. Como delimitador de um eixo, o muro contém o mesmo poder de reforçar um eixo do que um conjunto de edifícios construídos sobre esse mesmo eixo. A fonte de Neptuno constitui por si só um valor patrimonial e artístico inegável, porém esta não pode ser lida isoladamente. A fonte estava enquadrada por este percurso conformado por dois altos muros sem atravessamentos laterais e que conferiam elevada carga visual à fonte como remate cénico.
Para além deste motivo, julgo que este percurso continha um valor histórico que foi descurado. É por aqui que se inicia a tradicional corrida da Vaca-das-Cordas em direcção ao centro da vila, e onde os mais corajosos corriam ininterruptamente entre muros até dispersarem na capela de S. João.
Obviamente estes aspectos não foram salvaguardados pela autarquia aquando o acompanhamento do projecto. Esta questão seria facilmente resolúvel se o muro fosse reconstruído ou reconstituído rasgando acessos pontuais, e desta forma não desfazendo por completo este percurso consolidado.

Situação original



Situação actual


Sem comentários: