domingo, 23 de março de 2008

Intervenção





A Igreja Paróquial de São Salvador de Figueiredo em Braga, recuperada e ampliada pelo arquitecto Paulo Providência, surge como um óptimo exemplo de como é possível valorizar o património sem desvirtuar o existente. Através do entendimento das premissas estruturais da construção existente, o novo corpo adossado insere-se equilibradamente nas linhas gerais da igreja assumindo claramente a sua contemporaneidade. Não pretendendo copiar "um modo de fazer à antiga" falseando inevitavelmente elementos originais, preserva a integridade da construção original. Cito um excerto da memória descritiva do projecto:


O projecto prevê a ampliação da Igreja de duas naves para três, repondo simetria. O programa da nova nave é acentuado por um absidíolo tronco-cónico que alberga a pia baptismal, e que se adiciona ao perfil do conjunto.

As novas coberturas das naves principal e colateral esquerda levam tectos de madeira abobadados, realizados através de cimbres que se cruzam com as asnas. O tecto da nova nave, realizado também em madeira, articula-se com as paredes em betão branco através de uma cornija em alabastro que permite manter uma ténue iluminação do interior. Pelo exterior mantém-se uma continuidade do betão branco e do alabastro.

O arranjo da envolvente, consolidando o adro de granito e integrando a escada, reforça as estruturas espaciais definidas pela fachada da igreja e pela casa e muro vizinhos.

fonte: Habitar Portugal 2003/2005
fotos: Fernando Guerra / FG+SG

Sem comentários: