sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Comunidade Artística Limiana




Comunidade Artística Limiana é uma iniciativa de Daniel Moreira, criador do projecto
Musica Profana, que pretende congregar numa associação cultural todos os conterrâneos que tenham paixão pelas várias artes (pintura, literatura, poesia, arquitectura, ilustração, música, etc). Porém, esta associação pretende ir mais além e assumir-se como futura promotora de uma agenda cultural que, em conjunto com a Câmara Municipal, possa ir de encontro aos gostos e aspirações de uma geração de limianos cujos horizontes alargam-se exponencialmente e consequentemente exigem uma oferta alternativa. É sobretudo uma comunidade que pretende usar a vila de Ponte de Lima como palco de actividades várias. Esta Comunidade Artística Limiana é também um grito de resistência a uma certa apatia e desânimo por parte de jovens limianos que cada vez mais têm consciência da necessidade de uma sociedade cada vez mais cultural. Ponte de Lima tem uma taxa de juventude interessante e activa e esse é o maior sinal de esperança para o Centro histórico de Ponte de Lima que se desertifica. O centro histórico atrai essa juventude. É necessário que a Câmara Municipal esteja aberta a qualquer iniciativa deste género e crie sinergias e condições para a fixação desta juventude que acredita numa Ponte de Lima como epicentro de uma nova realidade cultural que os orgulhe. Basta ter como referência a Cidade de Santa Maria da Feira, que apesar da sua reduzida escala, consegue manter uma agenda refrescante e atraente para vários públicos. É notável o esforço da Câmara Municipal na dinamização da agenda nos meses de Verão, no entanto esse esforço deve ser complementado. A futura Biblioteca Municipal manter-se no centro histórico é uma óptima medida que precisa de ser seguida por outros equipamentos que atraiam jovens como centros de estudos, casa de juventude, galerias de arte, alojamentos, parque de campismo, praia fluvial renovada como área de lazer e desportos de verão. Transcrevo a mensagem dirigida aos limianos por Daniel Moreira através da página da Comunidade Artística Limiana no Facebook:

"Recolha de trabalhos em qualquer género e em formato digital, de forma a poderem ser publicados numa edição online e impressa. Só conseguirei levar este projecto para a frente se colaborarem comigo. Não estou com muita paciência para andar sempre a pedir porque isto é uma oportunidade que estou a dar sem cobrar nada em troca. Se querem ver o vosso trabalho divulgado no nosso meio e não só, por favor colaborem. Se não conseguirmos que haja uma união à volta deste assunto já, nunca vamos conseguir mudar as coisas em Ponte de Lima.

Esta publicação pode servir para chamar a atenção da sociedade limiana para o facto de haver quem ainda se aventure e queira usar a Arte como forma de expressão, mesmo sabendo que é difícil vingar. Mais difícil é quando na própria terra ninguém conhece as suas capacidades e o seu trabalho. Não devia ser este o ponto de partida?

Isto interessa a todos, não só a artistas, porque estamos a falar da possibilidade da criação de uma associação cultural com espaço para exposições, concertos, workshops, etc. A falta de uma programação cultural moderna e contemporânea é uma realidade. A Câmara é limitada na sua programação, todos sabemos disso e todos queremos mais! Assim sendo, uma associação cultural em parceria com a Câmara Municipal pode muito bem ficar responsável pela agenda cultural da vila, ficando a cargo da Câmara a continuidade do que já existe.

Espero receber notícias vossas neste email: cal4990@gmail.com

Daniel Moreira
"

Sem comentários: