quarta-feira, 30 de junho de 2010

Auto da barca do Inferno



Realizar-se-á nos próximos dias 2, 3 e 4 de Julho a Peça de teatro "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente no areal de Ponte de Lima, junto à ponte medieval. Promovido pela Associação Cultural "Unhas do Diabo" e encenação de Dantas Lima.

2 comentários:

Carlos Gomes disse...

Esta é uma excelente ideia porque, na peça em questão, Gil Vicente utilizou a mitologia romana da travessia do rio do esquecimento - o Lethes - para a atingir o Hades que fica na outra margem. Este "rio do esquecimento" era atravessado numa barca conduzida por Caronte e a viagem era paga, razão pela qual encontramos moedas junto às sepulturas dos romanos - era colocada uma moeda na boca do defunto para pagar a viagem...
Afinal de contas, nada existe seguramewnte local mais indicado para representar os autos das barcas de Gil Vicente do que junto ao próprio rio Lima, aquele que um dia os soldados romanos recearam atravessar com receio de definitivamente se esquecerem da sua pátria.

Carlos Gomes disse...

Partindo da alusão que o rio Lima - o Lethes, da mitologia latina - representa como o "rio do esquecimento" que se atravessa para atingir o Hades ou seja, o infernus, resta-nos saber de que lado este realmente se situava ou seja, na margem esquerda ou direita, por outras palavras, em Ponte de Lima ou Além da Ponte (Arcozelo)? A avaliar pelas mais recentes opções urbanísticas e arquitectónicas tomadas pela edilidade pontelimense, estou seriamente persuadido de que o Hades ou Infernus se situava na margem esquerda, onde se ergueu a Vila de Ponte... pagamos a viagem ao barqueiro Caronte mas esquecemo-nos de tudo o que fazem e voltamos a elegê-los, para guardarem o Hades!